sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como usar o FGTS: dicas para aplicar o recurso na vida financeira


veja dicas na lista abaixo

O FGTS pode assegurar a realização de metas e um futuro mais tranquilo. Basta saber aplicá-lo. Foto: Getty Images
Por Pollyana de Moraes


Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um termo pouco familiar, mas sua sigla –FGTS – é uma velha conhecida dos trabalhadores. Apesar disso, a maioria dos profissionais, segundo fontes ouvidas pelo site do GNT, não sabe o que esse recurso representa para o bolso e para o próprio futuro financeiro.

Como poupar dinheiro: dicas para aliviar o bolso no fim do ano

Pensando nisso e à caminho do ano novo, montamos uma lista com dicas certeiras que ensinam a administrar esse recurso para quem deseja conseguir, quem sabe, realizar alguns sonhos em 2013. Quer comprar o primeiro imóvel, reformar a casa ou ter uma aposentadoria tranquila? O FGTS pode ajudar. Saiba como a partir das recomendações abaixo.
  • 1
    Primeiro passo, entenda o que é
    FGTS é um fundo a que todo trabalhador com carteira assinada tem direito. Mensalmente, o empregador deposita nessa conta o equivalente a 8% do salário bruto. Esse valor, diferentemente do que muita gente pensa, não é descontado em folha e sai do bolso da empresa ou de quem contrata o funcionário.

    O recurso serve para dar um suporte financeiro ao trabalhador e só pode ser sacado em situações determinadas, como: demissão sem justa causa, aposentadoria, morte do próprio ou de dependentes e para comprar, reformar ou construir um imóvel. O site da Caixa Econômica, que gere o fundo, tem ainda outras situações mais específicas que permitem o saque. “O casamento, que já foi uma dessas, não é mais, a menos que os recém-casados estejam buscando uma casa própria”, explica o presidente da ONG FGTS Fácil, Mario Avelino.
  • 2
    Aplique o dinheiro de acordo com metas
    Para quem passou por uma demissão e recebeu uma boa quantia de FGTS, os especialistas recomendam cautela para não envolver todo o dinheiro nas despesas até conseguir uma nova colocação no mercado. “Quando um trabalhador é demitido, ele recebe também o seguro-desemprego para se sustentar pelos primeiros meses. O ideal é usar esse dinheiro e as economias anteriores. O valor do FGTS pode ir para uma poupança ou para financiar um bem”, diz o coordenador do Comitê Trabalhista do Sindicato de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro, Lucio Fernandes.

    Se o interesse for adquirir um imóvel, dar entrada em um ou reformar o que se tem, mais pessoas da mesma família ou o cônjuge de união estável podem ser envolvidos no processo. “No caso de compra da casa, todos que contribuíram com o FGTS serão proprietários”, define Lucio.

  • 3
    Fique atento ao saldo mensal do fundo
    Segundo a Caixa Econômica, o trabalhador deve receber em casa, a cada dois meses, um extrato com as informações da conta. É possível ainda cadastrar uma senha pela internet e fazer o acompanhamento online. Esse controle é importante porque o fundo depende do depósito do empregador e vale a pena checar se esse dever está sendo cumprido.

    “Estimamos que milhões de brasileiros têm saldo menor que o devido e sequer sabem disso porque só lembram do FGTS nas situações em que ele pode ser sacado”, alerta o presidente da ONG FGTS Fácil Mario Avelino.

Como escolher a calça jeans certa para o seu tipo de corpo


veja dicas para valorizar a silhueta com o modelo ideal

Por Mariana Bradford

A calça jeans está entre os itens mais básicos do guarda-roupa, mas a infinidade de modelagens disponíveis no mercado pode confundir na hora da compra. Por isso, é preciso saber escolher o corte ideal para as proporções do seu corpo, que vão valorizar a silhueta e deixar o look mais harmonioso.

O GNT – é claro – te ajuda nessa missão, com dicas da consultora de moda Marcele Góes, do Estilo sob MedidaEscolha o seu tipo de corpo no infográfico abaixo para conhecer os jeans mais indicados e também aqueles que você deve evitar:



Copie o código abaixo se quiser colocar este infográfico no seu site ou blog:
selecionar código

O que fazer com o 13º salário. Saber usar corretamente o dinheiro extra pode ser a solução para começar o ano com o pé direito

o que fazer com o 13o salario O que fazer com o 13º salário






Para quem passa o ano todo apertado, esperando este momento, eis que ele bate à porta: o 13º salário é o presente de Natal preferido da maioria dos brasileiros. A grande dificuldade é usar esse dinheiro, de fato, para cumprir aqueles propósitos financeiros feitos durante o resto do ano. O que é preciso fazer, então, para que o 13º renda mais?

Pague contas atrasadas

Normalmente, durante o ano, acumulamos algumas contas que acabam ficando para trás, porque excederam o orçamento mensal planejado. Ao receber o 13º, faça um levantamento das contas a pagar e, se possível, renegocie com os credores para pagar o débito à vista. Muitos deles não terão problemas em oferecer bons descontos, uma vez que você estará se colocando à disposição para quitar a dívida de uma só vez.
Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e contabilidade (Anefac), a maioria dos brasileiros que receberão o 13º salário em 2012 optará por utilizá-lo para quitar contas em atraso. Cerca de 75% dos entrevistados pela Anefac afirmou que faria uso do dinheiro extra para se livrar dessas pendências financeiras.
Caso escolha essa opção, lembre-se de pagar, em primeiro lugar, as dívidas referentes ao seucartão de crédito, já que a cobrança de juros normalmente é alta e o valor pode aumentar rapidamente, quanto mais tempo você demorar para pagar. Para evitar que esse problema se repita no próximo ano, procure planejar melhor seus gastos e gerenciar seu orçamento.

Poupe para um propósito maior

Se você não tiver dívidas esperando para serem quitadas, por que não guardar o 13º salário integralmente? Você pode aplicá-lo na em uma poupança ou fundo de renda fixa, enquanto espera a melhor oportunidade para investi-lo em um projeto maior. Para isso, pegue caderno e lápis e defina prioridades para o ano que se inicia. O que você gostaria de comprar? Um apartamento, um carro novo, seu próprio negócio? Tudo é possível quando há planejamento e seu 13º pode ser o início de um projeto que vai melhorar sua vida.

Quase toda mulher tem pequenos projetos que acaba adiando por nunca dispor da quantia necessária para realizar. Esses pequenos desejos estão longe de ser um pecado e – se você não pretende investir em algo maior e não tem contas em atraso – o 13º pode ser uma boa oportunidade para finalmente tirar os planos da sua imaginação.Use em um projeto de curto prazo adiado há tempos

Aqui entram aquela viagem incrível que você gostaria de fazer, a cirurgia plástica há tanto tempo desejada, a troca de móveis e eletrodomésticos, enfim, coisas com as quais você sonha e que não demandam uma quantidade tão grande assim de dinheiro. Se esse for seu caso, gaste sem dó, afinal não é qualquer uma que chega ao fim do ano com dinheiro disponível para essas regalias e, se você o fez, esteja certa de que merece dar a si mesma um presente em grande estilo. Não se sinta culpada por não guardar cada centavo, lembre-se sempre de que é preciso economizar, mas dinheiro serve, principalmente, para nos dar conforto.

Coisas nas quais acreditamos antes de ter filhos



5 coisas nas quais acreditamos antes de ter filhos 5 coisas nas quais acreditamos antes de ter filhos
Foto: Thinkstock
Ter um filho é, certamente, uma experiência cheia de surpresas. As descobertas e as alegrias com o desenvolvimento dos pequenos são muitas, mas as surpresas maiores podem vir quando você se lembra de tudo aquilo que pensava ser verdade antes de ter um filho.
Afirmações como “Só vou acostumá-lo com comidas naturais” ou ainda “Eu jamais tentarei acalmar meu filho com comida!” e até mesmo “Eu jamais tentarei acalmar meu filho com comidas que não sejam naturais!” são alguns exemplos de asserções que podem ser comuns até o momento em que você se pega fazendo tudo aquilo que negava. Saiba mais sobre outras coisas nas quais acreditamos antes de ter filhos.

1 – Recém-nascidos dormem durante o dia todo

Apesar dos recém-nascidos dormirem bastante, aproximadamente 18 horas por dia, eles o fazem cerca de 3 a 4 horas de cada vez, o que significa que eles vão acordar várias vezes durante o dia e durante a noite. Além disso, os intervalos não são tão tranqüilos como parecem, pois vêm acompanhados de choros, irritação, fome e outros sinais que indicam que o bebê está inquieto.

2 – Vou acostumar meu filho somente com comidas naturais e saudáveis

Acreditar que comidas processadas não farão parte do dia-a-dia dos pequenos é uma teoria que, geralmente, não se aplica à prática. Cozinhar e amassar legumes todos os dias ou ainda preparar papinhas com frutas é uma maneira saudável de ensinar os filhos a comer de forma saudável, mas, muitas vezes, pode ser pouco prática. Além disso, os pais devem se lembrar que as crianças também têm vontade própria e podem, sim, sentir vontade de comer outras coisas menos saudáveis, o que, apesar de dever ser controlado, não é errado.

3 – Minha vida social ficará repleta de novas “mamães-amigas”

É comum ver as aspirantes à maternidade compartilhando dúvidas e novidades. No entanto, assim que o bebê nasce, as coisas tendem a ficar corridas e as mamães não param de correr atrás dos filhos, das atividades dos filhos ou dos problemas dos filhos. Por isso, na maioria das vezes, as amizades continuam, porém, as mamães-amigas tendem a se encontrar com menos freqüência do que gostariam, o que leva a vida social a ficar um pouco limite.“A comida é um conforto para a alma”, já dizia o ditado. Mas, além de ser um conforto para a sua alma, ela pode confortar também a de seu filho. Por isso, apesar de muitas pessoas afirmarem que diante de uma situação conflituosa, em que a criança está irritada e impaciente, elas jamais farão uso da comida para acalmar o pequeno, a comida muitas vezes é utilizada como ajuda para acalmar os ânimos. E ela realmente funciona.4 – Eu jamais tentarei acalmar meu filho com comida

5 – Eu vou permitir que meu marido e meu filho tenham um ótimo relacionamento, sem que eu os interrompa em nada

Essa afirmação será verdadeira até o momento em que seu marido resolva fazer alguma gracinha com o bebê ou resolva dar a seu filho uma barra de cereais como almoço e você comece a acreditar que ele está tentando brincar com ele como se brinca com bonecas. Entretanto, nesses casos, contenha-se e relaxe. Ele vai continuar fazendo tudo isso e achando a maior graça.
É valido ressaltar que a rotina após ter um filho varia de família para família, por isso, espere o momento chegar e deixe sua intuição de mãe falar mais alto, você saberá como agir na hora certa. Aproveite sua gravidez e o tempo gostoso em que você vê o seu filho evoluindo a cada dia, a cada engatinhada.

Cores para o verão 2013



Amarelo
O amarelo, talvez a cor que inspire mais verão entre todas, fica lindo se usado com preto. Padronagens como listras, estampas étnicas ou poás também são ótimas opções para looks com a cor.

10 Dicas de como agir no primeiro encontro!

primeiro encontro
Sabendo que relacionamentos sérios estão cada vez mais raros hoje em dia, as gurias que ainda buscam por eles têm que agir com cuidado pra não botar tudo a perder. E nessa batalha pelo compromisso, o primeiro encontro acaba sendo a prova de fogo, já que geralmente a primeira impressão é a que fica.
Vamos então a algumas dicas de como se comportar nesse que pode ser o único encontro ou o primeiro de muitos.
Seja sexy, mas sem ser vulgar. Se não consegue distinguir bem as duas coisas, dê uma olhada neste post sobre o assunto. Lembre-se que, por mais que alguns garotos paguem de modernos, no fundo o pensamento deles é sempre o mesmo: vulgar é pra comer e certinha é pra casar.
• Não seja desesperada. Na hora em que se encontrarem, não parta logo para o beijo desentupidor de pia. Cumprimente com um beijinho de canto de boca, ou no máximo um selinho. Faça mistério… Sei que é meio machista, mas como machos que são, os homens dão mais valor à caça quando têm que ir buscá-las, não quando elas já aparecem prontinhas.
• De maneira nenhuma demonstre que está fácil. Trata-se da lei da oferta e da procura: se é barato e eles podem ter a qualquer hora, não querem. Se é raro e conseguir é um desafio, eles querem mais e mais.
• “Nossa, sempre quis ficar com você. Desde a sétima série espero por esse momento”. NUNCA diga isso ou nada de mesmo nível! Não demonstre nada que possa sugerir que você está apaixonada. Isso afugenta o bofe na hora.
• “Eu já fiquei com dois caras ao mesmo tempo. Não vejo problema”. Realmente não há problema algum, mas não precisa dar detalhes da sua vida sexual no primeiro encontro. Contar experiências vividas com outrem não é nada recomendável.
Não dê. Por mais moderna e prafrentex que eu seja, minha vasta experiência me mostrou que dar no primeiro encontro é o pior a se fazer quando o objetivo é algo mais sério. Segure até o terceiro ENCONTRO pelo menos. Mesmo que o cara insista e pareça ser “diferente dos outros”, no fundo há algo no inconsciente deles que grita: se ela fizer sexo agora, suma!
• No entanto, não precisa correr dos amassos. Deixe o cara com água na boca nesse primeiro encontro, mostre do que você é capaz. Mão naquilo e aquilo na mão é ok. Mas evite o sexo oral…
• Não exagere na bebida. No momento em que você fica bêbada e perde o controle do que está fazendo, tudo vai por água abaixo. Você vai dizer o que não devia, fazer mais do que queria e acabar se queimando.
• Não o procure logo no dia seguinte. Se quiser ir atrás, espere pelo menos uns dois dias… Em todo caso, não demonstre desespero em marcar um segundo encontro. Dê uma confirmação positiva e fique na sua, esperando a bola rolar.
Não se iluda. Há uma chance de você fazer tudo certinho e mesmo assim o negócio babar. Ou porque ele era um cretino e você acabou desistindo; ou porque ele tem problemas pessoais X e desencanou de você; ou porque não rolou aquela química. Tudo bem! Pior teria sido se você não tentasse! Bola pra frente que a fila anda!
No mundo ideal eu não daria essas dicas. A gente poderia se soltar e fazer o que desse na telha, tipo sexo já na primeira meia hora do encontro! Mas infelizmente a maioria dos homens ainda funciona assim, e quem quer laçar um tem que manter a linha no começo.
Se você for reacionária, a dica é fazer tudo ao contrário e tentar achar uma exceção no meio desse mundo machista. É difícil, mas não impossível ;)
Você já teve algum primeiro encontro bizarro? Comenta aê!

Melhores cidades do mundo pra viver



Zurique - Suíça
A cidade conhecida pelos grandes bancos suíços tem os melhores salários e menores índices de desemprego do mundo. Além de transporte e educação de qualidade, conta com belas paisagens e monumentos. Limpeza, pontualidade e ótimos serviços ao consumidor são apenas algumas das características do país como um todo.

COMO PROGRAMAR SUA VIAGEM DE FÉRIAS...


Para ter uma viagem de férias inesquecível, uma coisa não pode faltar: o planejamento. Com ele, é possível aproveitar mais, gastar menos e se livrar de possíveis aborrecimentos. Confira essas dicas e comece a planejar a sua próxima viagem.

Defina o destino

O primeiro passo é definir qual o objetivo da viagem. Você quer descansar ou curtir? Vai com amigos, com a família ou a dois? Prefere praia ou montanha? Esse é o primeiro ponto a ser decidido no planejamento da viagem e evita que uma pessoa que quer agito, vá parar em uma praia tranquila, ou em uma cidade sem vida noturna, por exemplo.

Programe-se financeiramente

Decidir viajar da noite pro dia pode até ser interessante, mas do que adianta aproveitar e voltar da viagem com o peso das dívidas acumuladas? Se você se programar e guardar um valor pré-determinado, ainda que pequeno, quando chegar a época de viajar, poderá contar com essa poupança para negociar valores de pacotes, conseguir descontos pagando à vista ou até para gastar à vontade com passeios, compras e presentes.

Defina a data

Escolher bem a data da viagem é essencial. Se você quiser encontrar temperaturas mais amenas em viagens ao exterior, por exemplo, as melhores épocas são a primavera e o outono. As viagens de férias costumam acontecer em períodos de alta temporada, época em que os preços das viagens, passagens, hospedagens e pacotes turísticos são mais elevados.
Na baixa temporada, os preços podem cair em até 50% em alguns casos, o que pode ser mais atrativo, sobretudo para quem vai fazer viagem com toda a família. Dependendo do local escolhido, até as filas das atrações são menores, permitindo que todos possam aproveitar mais.
A antecedência também é um fator importante, pois pode ajudar você a encontrar preços menores e também a parcelar a viagem em um maior número de vezes, para que quando chegue a data, você já tenha arcado com as principais despesas.

Escolha o meio de transporte

De carro, de ônibus ou de avião? Tudo depende do destino, do perfil e da quantidade de pessoas. O avião tem a vantagem de ser mais rápido, confortável, e para destinos distantes é a melhor opção, mas dependendo do local pode ser mais caro e burocrático, como no caso do limite de bagagem. Comprando com antecedência, você pode conseguir passagens mais baratas, e também existem as promoções de final de semana com preços bem abaixo do normal. Outra opção para economizar com a passagem são as milhas acumuladas em programas de fidelidade para pagar menos e até viajar de graça.
Para quem gosta de aproveitar as paisagens ao longo da estrada, e escolheu destinos mais próximos, viajar de carro e de ônibus são as melhores opções. Para viajar de carro, é imprescindível fazer uma revisão completa para garantir que o carro esteja em condições de viajar, com a documentação em dia, evitando que as férias dos sonhos se transforme em um pesadelo. De ônibus é necessário ficar atento à quantidade de horas de viagem, pois ao contrário de viajar de carro, que você pode parar sempre que quiser, de ônibus as paradas são limitadas. Nos dois casos, levar um kit de mão com água, frutas e algumas guloseimas para o caso de dar fome antes de locais de parada, pode ser uma opção econômica.
Quem estiver pensando em alugar um carro durante as férias, deve ficar atento às leis do país, no caso de viagens ao exterior, e ao contrato de locação, o que também deve ser verificado no caso de viagens nacionais.
Programe a viagem verificando todos os documentos necessários, validade dos passaportes, necessidade de vistos e de vacinas específicas exigidas em alguns destinos. Antes de sair de casa, faça um check list de todos os documentos dos viajantes.

Defina o roteiro

Conhecendo o destino, a companhia da viagem e o transporte utilizado, você já pode começar a planejar o roteiro. Para isso, tenha sempre em mente a quantidade de dias disponível. Não adianta criar um roteiro com visitas a 10 cidades diferentes em um período de 10 dias, por exemplo. Isso faria com que no final, você não tenha aproveitado nenhuma. Considere sempre o tempo gasto em aeroportos, estradas, rodoviárias, traslados e, é claro, as suas horas de sono, pois o descanso também é necessário para aproveitar.
Para destinos com muitas opções de locais a serem visitados, defina períodos maiores. Consulte também os principais pontos turísticos de cada local para não perder nada de importante. Pesquise e peça opinião de amigos que já estiveram no local para escolher as melhores atrações, hotéis e restaurantes.


Quem viaja com crianças, deve ter muita atenção na hora de programar a viagem. Desde o transporte escolhido, até o roteiro, deve-se levar em conta a possibilidade de levar as crianças. Bebês de colo em viagens de avião, por exemplo, precisam de assento especial e você deve checar antecipadamente junto à companhia aérea a necessidade ou não de pagar e a disponibilidade de assentos especiais. De carro, não abra mão da cadeirinha de acordo com a idade estipulada por lei para evitar acidentes e até multas.
Atenção às crianças

Na escolha do hotel, verifique a possibilidade de fornecimento de berços e cheque a programação dos passeios para não entediar as crianças, afinal, elas também merecem aproveitar.
Se o tempo de viagem for muito grande, não esqueça de levar brinquedinhos, joguinhos e lanchinhos para distrair os pequenos, que costumam ficar ansiosos e impacientes durante a viagem.

Cuidado com os exageros

Todo excesso é prejudicial, e quando se trata de viagem, exagerar adquire um sentido ainda mais grave. Na hora de escolher o que vai comer, principalmente se for entrar em contato com uma culinária local, a qual você não está acostumado, vá com cuidado. Alguns pratos como os feitos com frutos do mar podem provocar infecções e alergias em pessoas suscetíveis. O tempero diferente também pode gerar mal estar em algumas pessoas.
Evite exagerar na exposição ao sol, sobretudo nos horários de maior incidência de raios solares e, em hipótese alguma, descuide do protetor solar tanto seu, quanto no das crianças.
Fazer compras durante as viagens pode ser uma delícia, mas procure não se exceder, para quando voltar à rotina normal, poder lembrar da viagem com alegria e não com tristeza e arrependimento ao conferir a fatura do cartão de crédito.

Divirta-se

Seguindo essas orientações de planejamento, e tomando cuidados simples, você pode ficar mais tranquila para aproveitar a viagem. É claro que os imprevistos sempre podem acontecer, mas eliminando os riscos mais prováveis, você já se poupa de inúmeros contratempos e sobra tempo para curtir. Depois disso, é só botar o pé na estrada e se divertir.

DICAS DE COMO ORGANIZAR FESTA DE FIM DE ANO DA EMPRESA...


Parece incrível, mas acreditem, chegamos ao fim do ano. O momento pede festa e confraternização, afinal mais um ano de trabalho e dedicação se passou. O espírito festivo já circula nos corredores das empresas e chegou a hora de se preparar para este grande evento.

Fechar o ano com uma festa bem sucedida mostra que a empresa está disposta a investir em seus funcionários. Os benefícios emocionais deste evento garantem a motivação e a dedicação necessárias para que sua equipe inicie um novo ciclo empresarial de sucesso. Veja abaixo algumas dicas especiais :

Defina o tipo de festa:

Hoje em dia o mercado oferece diversas de opções de eventos. Antes de mais nada defina que tipo de festa sua empresa quer realizar. A programação pode incluir desde um almoço agradável num local campestre, uma festa em grande estilo com pista de dança e DJ, ou até mesmo uma confraternização dentro das dependências da empresa. Para qualquer uma destas opções o que vale é o planejamento inicial.

Escolha o local:

 A recomendação para quem pretende elaborar uma festa fora das dependências da empresa é reservar o local com no mínimo dois meses de antecedência. A hora é agora! Para saber mais consulte nossa equipe especializada em produção, planejamento e criação de eventos corporativos e empresariais.

Controle o orçamento:

A forma mais segura de controlar os gastos planejados para a realização deste evento é contratar uma empresa especializada neste serviço, desta forma, os gastos ficam concentrados em uma só administração garantindo maior controle.

Envolva os funcionários:

Este é o momento de exaltar a importância de cada um dentro da corporação, sem hierarquias e burocracias. Conte com o envolvimento de todos, peça sugestões para a realização da festa. Desta maneira a satisfação fica garantida e ainda proporciona a sensação de compartilhar, sentimento tão importante dentro das organizações.

Data do evento:

Para que todos estejam presentes procure realizar a festa entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Evite marcar o evento em datas muito próximas ao Natal e Ano Novo, pois esta é uma época de reuniões familiares e conciliar eventos empresariais com pessoais pode ser complicado.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PARA SER FELIZ ...SOLTEIRA OU SEPARADA...


Quem não conhece o velho ditado “antes só do que mal acompanhada” está na hora de estudar a proposta. Muitas mulheres acham que é necessário ter um namorado para serem felizes e completas. Errado! A felicidade tem de estar dentro de cada uma de vocês para isso seja transposto no seu exterior. É essa realização pessoal, essa felicidade interior, que irão conquistar, quem sabe, o amor da sua vida.
É preciso, em primeiro lugar, se valorizar. Goste de quem você olha no espelho todos os dias e tome providências para ficar em paz com aquilo que não está lhe agradando. Você tem que se amar, primeiramente, para poder depois, então, amar o outro.
Cuidar de você é essencial. Não é porque ninguém vê a lingerie que está sob a roupa, ou as pernas depiladas ou não, que você irá se atirar neste mundo e não tomar todos esses cuidados. Ande sempre linda, é para você essa produção, para o seu ego.
Para ser feliz sem um companheiro, valorize suas amizades. Não só quando estiver sozinha, mas sempre. Pois amores vêm e vão, mas os amigos verdadeiros ficam para sempre ao seu lado. Divirta-se com as pessoas que querem o seu bem.
Outra coisa importante também é não pensar que a cada novo relacionamento as coisas ruins que já aconteceram podem voltar a acontecer. Não se feche para novas aventuras amorosas. Você nunca sabe quando pode encontrar uma pessoa legal para estar ao seu lado.
E o mais importante de tudo, não idealize uma forma perfeita sua. Todas as pessoas têm defeitos. O que temos de fazer é encará-los e tentar melhorá-los na medida do possível. Para ser feliz você tem que aceitar ser quem você é.